segunda-feira, 30 de maio de 2011

Os Profetas da Calamidade - Republicaçâo

Ontem era pra ser mais um final de domingo como todos os outros. Estava eu por ali esperando o sono chegar lendo um tweet e outro – algo que não costumo fazer – quando vi o primeiro alerta: OSAMA BIN LADEN MORTO E OS ESTADOS UNIDOS ESTÃO DE POSSE DO CORPO!

Wow!!! Depois do primeiro vieram mais uns duzentos, todos com o mesmo conteúdo e num sincronismo de causar inveja a qualquer equipe de esportes em conjunto. Aí vêm também as piadas, os trocadilhos, enfim, o que estamos acostumados a ver nas redes sociais. Esqueceram apenas de um detalhe: Osama foi morto, mas o terrorismo continua vivo!

Inevitavelmente veio a minha lembrança uma das muitas ministrações que ouvi do meu querido amigo Urso vulgo “Alexandre” – risos – Na verdade é ao contrário tá pessoal! É que esse é o apelido dele nas quadras de basquete, onde há mais de 18 anos ele treina meninos e meninas para o esporte e para vida/VIDA. Ele já é tão Urso que apenas uns poucos, bem poucos mesmo o chamam de Alexandre.

Os profetas da calamidade, ministrado por ele, trazia como plano de fundo o paciente Jó e seus “fiéis amigos” palpiteiros. Falava dos “krentes” que vivem buscando motivo por um fiel estar sofrendo aflições, como se Jesus jamais tivesse pronunciado: Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. João 16.33. ACRF

Claro que o conteúdo e contexto foram enriquecidos com muitos respaldos bíblicos e históricos. Logo pedirei que ele compartilhe conosco toda a riqueza do texto.

Mas voltando ao título cedido gentilmente por meu amigo.

Causou um desconforto ver toda aquela celebração da morte de alguém que merecia sim responder por seus atos.

Senti como se a vida fosse banalizada, como se tivéssemos voltado ao tempo do olho por olho e dente por dente!


NEM OSAMA NEM OBAMA

Deus e apenas Deus é o  ÚNICO que tem poder para exercer justiça com justa medida.

Osama um líder terrorista com suas convicções religiosas, coloca em cheque a segurança do país considerado o mais seguro e protegido do mundo. Mostrando como o atentado de 11 de setembro que a grande mãe protetora do mundo não estava tão protegida assim.

Obama em seu pronunciamento disse que a guerra dos Estados Unidos nunca foi contra o Islã. Claro que não foi! Era contra o líder que ousou manchar a imagem do super país.

Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus. Tiago 1.20 ACRF

Não quero amados que me interpretem mal. Lhes digo que guardo com pesar as lembranças do 11 setembro, também lembro com pesar maior ainda a quantidade de sangue derramado de soldados e civis inocentes na busca desenfreada de uma “lavagem da honra nacional” por parte dos americanos. Se Tiago fosse reescrever o texto que citei acima, sei que ele citaria esse embate com ilustração da passagem.

Olha só o que Tiago diz mais: De onde vêm as guerras e contendas que há entre vocês? Não vêm das paixões que guerreiam dentro de vocês? Tiago 4.1 NVI

Outros incidentes virão depois desse. Nossa postura como luzeiros, precisará ser outra. Há um clamor a ser feito pelas nações a todo tempo e com urgência. Um clamor esquecido pela noiva de Cristo.

Termino com um verso de Tiago e com um convite a leitura do livro de apenas cinco capítulos que certamente servirá como um polimento em nossa fé.
Entristeçam-se, lamentem e chorem. Troquem o riso por lamento e a alegria por tristeza.Tiago 4.09 ACRF


Esperando na Justiça Divina
Noh Oliveira

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Des(CRIAÇÃO)



Quem me segue no Twitter sabe que amo postar frases de pensadores, escritores e artistas, se tem profundidade eu mando ver ou melhor, mando ler. Compartilho sem dó nem piedade!


Outro dia "gorjeei(risos) - fica meio “feinho” em português, então vamos lá - tuitei a seguinte frase de Pablo Picasso There is no abstract art. You must always start with something Não existe arte abstrata. Você tem sempre que começar por alguma coisa

A frase chamou-me a atenção por traduzir numa breve citação o que a arte abstrata é na prática. Sucinta, clara e objetiva! Arte abstrata se projetando a partir de algo. Não do nada. Não do inexistente. Surgindo e sendo criada de um princípio. Wow! Pensei eu no auge de minhas empolgações - É a mais singela e profunda definição do estilo.

Como sou danada de curiosa quis pesquisar a frase. Vi que ela trazia um pequeno complemento: Afterward you can remove all traces of realityDepois você pode remover todos os traços de realidade.

Minha alma entristeceu fortemente, falo isso sem exageros nenhum e tenho a Anjinha (@Roberta__) como testemunha virtual do fato. Assim que terminei de ler o “adendo” mandei uma Direct Message para ela falando da minha reação e primeiras impressões da frase; ela que não é boba nem nada sugeriu que eu fizesse um post.

Falando um pouco dessa arte posso dizer que é um estilo artístico moderno em que objetos ou pessoas são representados, em pinturas ou esculturas, através de formas irreconhecíveis, geralmente retratados nas pinturas com pinceladas de cores fortes, transmitindo sentimentos violentos.

Pensei na IMAGO DEI – A Roberta também! risos. Deus concedendo ao homem SUA IMAGEM e criando-o a SUA SEMELHANÇA!  Só em escrever percebo abalar minhas estruturas.

Não quero entrar na teoria de Ícone e Essência, até porque meus argumentos e conhecimentos sobre a teoria são parcos.

Quero falar de Deus formando. Tomando o barro soprando nele o FOLEGO que lhe trouxe vida. Perceba que ELE tomou a matéria, a argila, o barro – como queira - e lhe deu formas, formas “reconhecíveis”, contornos, tecidos, juntas, medulas, articulações, sentidos, sentimentos. Atribuiu a essa criação o posto de COROA de tudo que ELE formou.

Então veio o Lúcifer - Apoliom do grego e Abadom do hebraico - desprovido de luz, aquele descrito em Ap. 9.11 disposto a destruir o homem.

Sua principal intenção é justamente essa: Remover todos os traços de semelhança que o homem tem com o ALTÍSSIMO

  
O homem sob seu domínio tem seu caráter deformado, sua personalidade afetada, sua essência adulterada.

Então o que resta é que lemos todos os dias nos jornais e o que nos são apresentados nos telejornais.

Mata-se por convicções religiosas, por questões de sexualidade, por questões de dinheiro, enfim, destrói-se a forma original. Com um olhar mais atento para a fisionomia dos que estão envolvidos por essa mórbida arte de (des)criação, podemos perceber que lhes falta algo, como se tivessem mesmo conseguido desfocar-lhes toda e qualquer semelhança com o DIVINO.

Pablo Picasso intencionalmente ou não, traçou-nos um perfil do homem desprovido do toque DIVINO, formas inexatas. O homem sem qualquer traço ou conexão espiritual.

Convido-te a parar uns minutos e pesquisar umas imagens sobre o assunto "Arte Abstrata", depois de ler pausadamente faça a leitura da frase: Afterward you can remove all traces of reality Depois você pode remover todos os traços de realidade.
  
Peço porque sei que seu coração doerá tanto quanto o meu tem doído esses dias, e se porventura isso não ocorrer, peça a Deus que lhe restaure a visão da OBRA PRIMA de SUAS mãos. Um alto preço foi pago por essas vidas. Foi derramado sangue inocente para que homens e mulheres pudessem ter sua natureza antes desfigurada e desconfigurada pelo pecado transformada em NOVA CRIATURA para Glória de Deus Pai.
 
Na constante renovação da Criação do PAI
Noh Oliveira

quinta-feira, 26 de maio de 2011

A arte de escrever SERMÕES



Sempre escreva sermões como quem escreve um poema de amor, independente da temática que quiser dar a eles.

O sermão precisa cativar, não para a oratória de quem vai ministrar, ou servir para qualquer outra natureza de propósitos.

É necessário ter claro na mente que estará com a RESPONSABILIDADE de transcrever em palavras, pensamentos, sentimentos e intenções muito mais altas que seus próprios pensamentos, sentimentos e intenções.

O sermão precisa atingir muito mais que os ouvidos e emoções de quem ouve, porque traz consigo um foco.

Que foco?! A SUPREMA VONTADE DE DEUS.

Aprendi com o MESTRE – Jesus - e com meu mestre - meu pai- que a MENSAGEM FINAL de um sermão precisa ter a dimensão de conduzir quem ouve a pensar: Como precisava ouvir essas palavras! São palavras que me expõem diante de mim mesmo e me curam diante de DEUS!

Era assim que Jesus fazia quando ensinava, quando exortava e quando orientava.

As pessoas sentiam-se tocadas. Sentiam amparadas e direcionadas.

Mas...

Rascunhar sermões quase como dar norte aos ALTOS PENSAMENTOS de Deus.PENSAMENTOS que não podem se deixar levar pelos pensamentos daquele que os resenha.

Amo esboçar sermões e ao fazê-lo vejo a lágrima ganhando um sentido e um consolo; caminhos ainda que empoeirados, vislumbrando uma DIREÇÃO;

Enfim... Esboçar sermão é talento de poeta menor que descansa sua pena na MAESTRIA do Poeta MAIOR.
 

Na Poesia do PAI
Noh Oliveira    

sábado, 7 de maio de 2011

Dia das Mães: "Ser filho é..."


Ser filho é...

Nós estamos acostumados a ler e a ouvir mensagens que falam o que é ser mãe. Mas o que é ser filho?

Ser filho é reconhecer que alguém tornou sua vida possível e se sacrificou para que você viesse a ser o que é.

Ser filho é lembrar que alguém se alegrou com suas vitórias e chorou com você em suas derrotas.

Ser filho é entender que aquela que tantas vezes lhe perdoou pode um dia precisar de perdão.

Ser filho é ser mãe às avessas e um dia cuidar de quem cuidou, alimentar quem alimentou e amparar quem amparou.

Ser filho é sentir a falta daquela que foi mãe e tantas vezes sentiu a falta daquele que era filho.
(Homenagem ao Dia das Mães)

terça-feira, 3 de maio de 2011

A bola pinga


Já que a bola pinga


Meu pé despinga


Já que meu pé despinga


Minha bolinha pequena pinga




Beatriz Fernanda é minha sobrinha de 6 anos e ensaia seus primeiros versos