terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Em Reforma


Tantos planos e projetos para 2010, então chega dezembro e percebo que grande parte deles foram deixados de lado, em contrapartida me sinto feliz em constatar que muita coisa nova aconteceu, na carreira, na família, nas amizades e no amor.


Esse foi um ano difícil, mas produtivo. Terminei a Pós Graduação que por diversas vezes pensei em desistir - reflexo da partida do meu pai. 


Foi uma perda que deixou um enorme vazio e uma dor muito grande, mas aprendi a conviver com a saudade me apoiando nas lindas memórias que guardo no meu coração. Vou vivendo e cantando a música do Teatro Mágico - Anjo Mais Velho - sentindo "sua ausência fazendo silêncio por todo lugar".


Entre as novidades boas participei de vários cursos na empresa que trabalho, e de uma deliciosa oficina literária da Menina das Palavras Maíra Viana - que experiência fantástica - Mas enfim, por motivo acima das minhas forças tive que abandonar. Sempre fui contadora de estórias e tenho a mente recheada delas.  Na oficina pude tirar um pouquinho das teias de arranha da minha cabeça e estava começando a voltar ao meu antigo ritmo.

Meu namorado foi peça chave segurando firme as pontas para que eu não desmoronasse, minhas emoções estiveram em frangalhos, mas ele esteve o tempo todo ao meu lado. Posso afirmar que temos um casamento de almas. Antes de nos encontrar nossas almas se encontraram. Contei também com a amizade de minha chefe-amiga Luciene, que compreendeu meus silêncios, meus desânimos e meus desabafos repletos de dor e desesperança, me deixando chorar, me ouvindo e me confortando.


Posso dizer que me sinto em reformas, em várias áreas, de todas as formas e sentidos. Mas a vida é, e precisa ser um grande canteiro de obras, somos imperfeitos, continuamente vamos sendo aperfeiçoados. 


Reformar causa transtornos, confusões, irritações. Esse processo não é diferente da que realizamos na estrutura física de nossas casas.


Olhe pra você e imagine que tudo na sua vida está gradativamente deteriorando, querendo ou não chegará a hora que de conversar com um profissional, ou vários dependendo do caso, para fazer um orçamento de tudo que está pior, certamente quando ele ou eles, começarem a mexer, por baixo da aparente capa de perfeição aparecerão rupturas que você desconhecia - era assim que eu me via - mexerão de um lado da parede e quando menos esperar o outro lado que parecia estar na mais perfeita ordem - CABUM! - vem tudo abaixo.

Lá vai você parte para mais um cômodo que precisa de reparos profundos e urgentes. Só não permita as famosas gambiarras, elas tendem a piorar a situação. Tudo que estiver envelhecido, com rachaduras e com a pintura descascada, deixe o PROFISSIONAL ter livre e total acesso, assim o processo terá maior eficácia e o resultado mais eficiente.


Me descobri em reforma da minha fé, dos meus conceitos, de minhas qualidades e até de minhas vocações e te digo, é dolorido. Você sente a transformação na pele e sangra, machuca, mas pensa comigo: Na natureza não é assim que acontece também?! A semente precisa morrer para que a árvore cresça e dê seus frutos!


CRESÇAM E FLORESÇAM
Nô Oliveira












terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Meu Jardim


Começou apenas com um singelo presente de aniversário, um vaso de violeta muito lindo, que demorou permitir que suas flores caíssem.
Depois veio o dia da secretária, além das rosas, ganhei mais um vaso de belas violetas, que seguiram o mesmo caminho da anterior. Demorou muitos e muitos dias para que suas flores viessem cair.
Tanto o primeiro quanto o segundo, acabaram por ficar apenas com as folhagens. Verdes e grandes folhagens. Alguém observa e comenta com outra pessoa: Por quê só as violetas da Nô ficam assim tão verdes e tão saudáveis e as nossas tão secas e feias?!
Sorrindo respondo: Eu simplesmente não as tenho como PLANTAS, pra mim significam algo muito maior e muito além, sem contar que amo a natureza! Elas não estão ali apenas para enfeitar minha mesa, pelo contrário, trazem beleza ao meu dia e me ajudam a olhar cada problema com menos stress!
Essa afirmação me conduziu a outra paixão da minha vida - Antoine de Saint-Exupéry e seu Pequeno Príncipe.
Quantas e quantas vezes deixamos de admirar as pessoas, as situações, as coisas que trazem encanto ao nosso viver diário?!
Muito mais fácil é buscar as diferenças, os defeitos, tudo que nos diferencia e nos distância do que achamos ser o correto, o melhor e aceitável.
Nossa maneira de ser, nosso caráter e personalidade sempre atrairá, pessoas formidáveis que caminharão conosco,  porém cabe a nós decidir se permanecerão ou não.
"Foi o tempo que perdeste com a tua rosa que a tornou tão importante." Diante dessa frase deixo um questionamento: Quanto tempo temos perdido com as flores e as rosas que trazem perfume e cor em nosso jardim?
Qual em sido a qualidade de nossos relacionamentos? Tenho conseguido enxergar pequenas gestos e atitudes que fazem para me alegrar? Tenho retribuído pequenas delicadezas.
O que escrevo é o que sou e que vivo, se não na sua perfeição, mas vou como que tateando diariamente. Não são utopias, não são contos, são ensinamentos que fui adquirindo ao longo da minha trajetória, aprendizado de família, de amigos e irmãos.
Sem falar que meu MESTRE me ensina a cura de perdoar, a verdade do olhar, e o poder de amar e meu PAI me ensina entre tantas o poder de estar presente. O poder de entender o que é verdadeiramente essencial que jamais será visualizado pelos olhos naturais, mas com os olhos do coração.
Meu carinho e beijos às rosas e flores, que são tantas que nem me arrisco a citar.
Cresçam e Floresçam
Nô Oliveira



quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Agradecer

Depois de um longo e cansativo dia de trabalho, chego em casa e ouço: Não tem água no bairro! Todas as expectativas de tomar aquele banho maravilhoso pra tirar toda poeira e poluição vai literalmente por água abaixo (bom trocadilho). 
A noite abafada não permite que eu vá pra cama sem jogar um pouco de água no corpo, nem que seja de canequinha, isso mesmo, o bom e velho banho de canequinha. Seria divertido se não fosse trágico! 
Vou pra sala fazer minhas unhas - minha sobrinha mais velha é a encarregada da empreitada - Fico ali assistindo a rica programação enquanto dou adeus as pequenas e indesejáveis cutículas que tanto me causam horror! 
Termina novela das oito começa Sessão Especial - que nem sabia que existia - Bruce Willis em Duro de Matar 4! Ele deveria ser o próprio homem elástico ou de plástico. Eita homem duro de matar! 
O filme apesar de ser Duro de Matar e de assistir vai prendendo minha atenção, acabo torcendo pro mocinho proteger o hacker que está sendo caçado! Adrenalina pura!
Minha sobrinha termina sua tarefa e eu fico ali pra assistir o final do filme, que já tinha assistido. Não querendo deixar uma tarefa inacabada, decido esperar o final.
Tudo acabado vou dormir, porque já se faz muito tarde para os meus padrões de sono.
Não sei vocês, mas tenho o doce hábito de conversar com Deus, em todos os momentos, isso inclui o antes de dormir também.
Agradeci por estar deitada na minha cama - costumo falar com ele deitada e não vejo qualquer problema de falta de reverência - Agradeci por estar viva, com saúde, ter um trabalho que amo, enfim ser abençoada.
E assim dormi. Tranqüila. Descansada e de banho tomado!
Depois de cada longo e pesado dia, é maravilhoso estar com coração agradecido, isso chama-se descansar à sombra do Altíssimo.
Cresçam e floresçam
Nô Oliveira